segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Simulado de Resgate e Primeiros Socorros na Pedra do Sapo



Foi realizado neste sábado dia 24 de Novembro de 2007 o 2° Simulado de Resgate e Primeiros Socorros na Pedra do Sapo.

A atividade é aberta a todos os interessados e permite a participação como Turistas ou Socorristas.

Além de uma agradável caminhada ecológica pela Mata Atlântica, a equipe realiza operação de resgate de acidentado por queda de diferença de nível e prestação de primeiros socorros, sendo em seguida iniciados os trabalhos de transporte em prancha rígida por caminhos acidentados.

A atividade torna-se possível pela colaboração do sr. Rubens, que permite nosso acesso em sua propriedade, incluindo o estacionamento de veículos.
A equipe percorreu as trilhas locais até a base da pedra do Sapo em aproximadamente 50 minutos.

O equipamento foi transportado pelos socorristas para imobilização e transporte do acidentado.

Os socorristas realizaram os procedimentos básicos de abordagem do acidentado, utilização de equipamentos de proteção individual, imobilizador cervical, talas para imobilização de fratura e transporte em prancha rígida com proteção contra estado de choque choque.

Foram necessárias diversas manobras para o transporte, incluindo pequenas escaladas em encostas rochosas, com o auxílio básico de cabos solteiros e nós para freio da corda, utilizando
mosquetões e técnicas específicas.

O trajeto local é irregular, sendo ascendente, descendente, mata fechada, trilha aberta, trechos alagados, trilha rochosa, etc. além de vasta vegetação, o que dificulta sensivelmente o transporte em determinados trechos.
A equipe atuou com força e coragem sobre os obstáculos, garantindo um exercício prático satisfatório e com crescimento técnico, pois os participantes puderam aplicar as técnicas aprendidas em treinamentos de primeiros socorros, em um ambiente diferente do normalmente praticado.

Agradecemos a presença e empenho de todos os voluntários que participaram deste evento e aguardamos novamente sua presença para o 3° Simulado, em Novembro de 2008.

Até lá.

Nenhum comentário: